sábado, 26 de junho de 2010

O MERCADO, o templo nº 1




O Mercado Central, inaugurado em 1929, no centro de Belo Horizonte é um dos templos maiores do que visa esse blog, de compartilhar as experiências, sabores e tradições dos botecos e bares da cidade, que lhe dão fama e significado histórico e cultural.


Desde meados da década de 1990, o "Mercado" e a área em torno do mesmo, vem sendo resgatado como espaço de lazer, sociabilidade e encontros. Além de contar com uma ampla rede de lojas a varejo, que vendem de tudo: carnes, temperos, flores, decoração, hortifrutigranjeiros, produtos de beleza, bebidas, salões de beleza, vasilhames, doces, queijos; não para esquecer que o mercado é marcado por concentrar dezenas de bares e botecos, que lhe completam a beleza e os sentidos de ser um dos espaços mais apreciáveis para os entendores, frequentadores e "pesquisadores" da arte de butecar na cidade.


O Mercado é uma mescla de sabores, cores e cheiros. Além dos diversos tipos humanos que transitam pela sua enorme área. Está localizado no quarteirão entre as ruas Santa Catarina, Goitacazes, Curitiba e Avenidas Augusto de Lima e Amazonas. Em cada umas das quatro saídas principais existem um bar de cada um dos lados. Um deles, o bar da Lôra, na saída da Rua Santa Catarina, ganhou com o último festival "Comida di buteco" (2010), com o prato "Garra da Lôra" (epa!). Também na área de alimentação se concentra o restante dos bares e botecos do lugar.


O encanto do e pelo mercado não se dá sem razão. Além de estar estrategicamente localizado na área central de BH, os seus bares que abrem a partir às 08:00 da manhã, são atrativos tanto para esticar a noite, quanto para começar o dia - no que diz respeito à arte de butecar, é claro - principalmente nos finais de semana. Entre uma compra e outra, ou ao fim delas, tomar uma cerveja no balcão, em meio a muito conversa jogada fora, de encontros e novas amizades, e experimentando o tradicional "figado com jiló na chapa", entre um copo e outro, é uma das mais tradicionais e deliciosas formas de se "butecar" em Belo Horizonte. De bares mais sofisticados as mais populares e genuínos butecos, os vários públicos compartilham esse espaço democrático e plural.
Quem não experimentou, não escapará de se tornar um frequentador assíduo do lugar...

4 comentários:

  1. O melhor do mercado é beber em pé naqueles becos apertadíssimos. E o pior é ter que sair pra mijar na rua pra não ter que pagar R$ 0,50 pra usar o banheiro. Pensa bem: se formos ai banheiro umas 6 vezes, isso dá quase uma cerveja. Por isso eu mijo na rua, na grama do Minascentro.

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma pessoa descolada e qdo mais ainda bebadozinho não se controla pra mostrar o peruzinho na rua, mesmo que sem querer ofender e somente economizar... rssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia do blogs cat;)
    sempre que atualizar joga no face book pleasex!

    ResponderExcluir
  4. grato cat-cat ... siga aí e comente mais, se achar (im)prudente...rsss. hasta

    ResponderExcluir